RELEVOS E SOLOS DO DISTRITO


 

RELEVOS

 O relevo apresenta declives quase planos fortemente ondulados localmente dissecados. Possui uma região física de planícies com altitude média de 200 metros, sendo Mulaca, situado na Localidade de Dzambawe, o ponto mais alto do distrito com 779,92 metros de altitude.


SOLO

O distrito apresenta diversos tipos de solos, sendo frequentes as formações de solos vermelhos, variando de arenosos francos a argilosos, intercalados por solos que variam de ferralíticos, hidromórficos, aluvionares, vertissolos, fertiliticos e litossolos a solos de fundo.

Predominam em quase todo o distrito os solos residuais, na maioria, de rochas metamórficas e eruptivas do soco pré-câmbrico, em particular, do complexo gnaisso-granitico do Moçambique Belt. Esses são solos de textura variável, profundos a muito profundos, localmente pouco profundos, castanhos avermelhados, sendo ainda ligeiramente lixiviados, excessivamente drenados ou moderadamente bem drenados e, por vezes, localmente mal drenados. Ocorrem ainda solos aluvionares e hidromórficos ao longo das linhas de drenagem natural associados aos ambos. 

 

Hidrografia

A Rede Hidrográfica é composta por um total de Nove (9) rios, dos quais quatro (4) com regime permanente (Zambeze, Chire, Dinde e Dziwe-dziwe), e os restantes (Cuacua, Inhangoma, Nhacunde, Nhacali, Muati, com regime periódico. Possui também uma (1) lagoa em Nhamayabué.

Comentários

Mensagens populares deste blogue